quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que é Ética?




Hoje, vindo para o trabalho, ouvindo as noticias no radio teve algo que me chamou muito a atenção. Um rapaz falou em seu documentario que os políticos são completamente anti-éticos. Até ai tudo bem, mas me surgiu as seguintes questões: O que é ética? / Somos éticos? / É ético julgar?
Vamos por partes...

1) O que é Ética?
Segundo o dicionário é uma pessoa de caráter. Bom, tudo bem novamente...

2)É Ético julgar?
Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa. Belez...

3) Somos Éticos?
Na minha opinião ai está a questão. Para falarmos sobre ética, creio que devemos observar no nosso âmago do estômago. Como falamos facilmente que uma pessoa não tem ética enquanto nós mesmo estamos furando uma fila, pegando um "troquinho" a mais dado errado e saindo com sorriso no rosto... dentre tantos um fato visto nesse sábado me chamou MUITO a atenção.
Em pleno largo da ordem, próximo às 15hrs de sábado, aguardando uma amiga, vejo algo realmente intrigante... bem, vamos por partes, como dito anteriormente...

Normalmente se vê muito em igreja se falar sobre conceitos de ética e conduta. Pois bem, que devemos dar atenção aos necessitados e menos afortunados. Ótimo.

Aí chegamos ao ponto, como dito, estava no largo da ordem, próximo ao cavalo babão, quando presencio a uma cena no mínimo contraditória. Um rapaz necessitado de apoio e menos afortunado foi pedir algo para comer na escadaria da igreja que por ali se encontra, uma moça, que pelo que se pode observar trabalha na mesma, ignora o "ser" e se dirige a terceiros no local soltando a seguinte pérola: "por isso estudei, para não ficar nesse estado deplorável. Alguém pode me ajudar a retirar esse 'troço' dali? A missa ja esta para iniciar e o padre vai ficar louco!"

Deixo cada um com sua reflexão, mas creio que esse seja um assunto do qual nunca teremos um valor definitivo.


"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." Aristóteles

Um comentário:

  1. Há acontecimentos que não combinam com explicações. E, mesmo que explicações existissem, não seriam capazes de aplacar a dor que provocaram. Nem sempre os claros e objetivos postulados da razão cartesiana conseguem resolver as questões humanas. Como mulher da religião, tenho constatado que o discurso religioso, quando mal aplicado, pode ser tão nocivo quanto o discurso desumano dos assassinos.
    Penas que algumas pessoas desmereçam o papel que lhes cabe, são apenas na teoria e não na prática, é aquela velha história...faça o que eu digo e não o que eu faço.
    Teoria e prática deveriam andar juntas ;)Pena que ela ainda não aprendeu isso...lamentável!

    ResponderExcluir